quarta-feira, 4 de março de 2015

A Saga da Fênix Negra (hq)

 

De "Deus poupe o filho..." a "O destino da Fênix!", a saga da Fênix Negra é uma das mais famosas dos X-Men, mostrando a Jean sendo corrompida pela entidade Fênix, que a 'ressuscitou' depois de morrer salvando o mundo. Com o novo poder, Jean salvou o universo novamente. Em meio a isso tudo, começou a ser vítima dos ataques psíquicos de Jason Wyngarde, o Mestre Mental, pertencente ao Clube do Inferno. Tudo isso a levará a libertar a Fênix.

Vale citar que a saga não tem um foco total na Fênix, o que é curioso. Enquanto acompanhamos Jean "viajando no tempo" devido ao Mestre Mental, acompanhamos também os X-Men indo em busca de duas novas mutantes: Kitty Pride e Cristal. Também acompanhamos o Clube do Inferno e o que acontece por lá, somos apresentados à Emma Frost e conhecemos o senador Robert Kelly (quem conhece sabe sua importância pro futuro da franquia, inclusive na hq já temos citação sobre sentinelas e caça aos mutantes). Depois disso tudo é que temos a Fênix Negra de fato.

De início, os X-Men estavam voltando de mais uma missão bem sucedida de salvar o mundo. O professor Xavier, que estava com Lilandra, imperatriz do império Shiar, também decidiu voltar e todos se reencontraram na Mansão. Então a história se desenrola.

A história se alterna entre Terra e espaço. Na Terra, vemos os X-Men contra o tal Clube do Inferno. Quando a Fênix é liberta, já começa a fazer suas vítimas na mesma hora. No primeiro confronto com os X-Men ela vence sem dificuldade e vai para o espaço, o que nos leva em determinado momento novamente ao encontro do império Shiar.

Jean, já sem controle, totalmente tomada pela Fênix, além de tentar matar seus amigos, faz feitos terríveis. O mais marcante foi consumir uma estrela, fazendo-a explodir, o que aniquilou um sistema solar inteiro. Dentre os planetas, um habitado por 5 bilhões de seres. Todos morreram.

Obviamente, uma solução para por um fim a Fênix é procurada. Por mais que todos tentem achar uma alternativa, sempre acaba em "devemos matá-la". Os momentos finais são sombrios, afinal, a Fênix matou bilhões de pessoas, não poderia sair impune, muitos queriam vingança. Como a Fênix se libertou, como morreu (e isso atualmente não é mais spoiler), qual foi seu objetivo, como Jean suportou, como os X-Men reagiram, todas essas questões deixarei para você descobrir. Excelente arco e obrigatório para todos os fãs dos mutantes.

Dúvida: Que diabos foi aquela cena do Anjo beijando a Jean e ninguém falando nada?

Destaque: A participação do Vigia no último capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOBRE MIM

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Criei um blog em 2008 por curiosidade para reunir o que achava de melhor na internet. Em 2010 criei outro blog para críticas de filmes e afins. Buscando apresentar uma identidade mais pessoal, em 2014 reformulei ambos. Hoje servem mais como meios de divulgação para matérias que publico em outros sites.