domingo, 31 de maio de 2015

Universo Aranha (hq)

~Publicado originalmente em redes sociais~


Universo-Aranha talvez seja a melhor saga do Homem-Aranha dos últimos anos (e nem foi difícil). Acompanhamos viagens por vários universos enquanto as Aranhas buscam outras Aranhas pra lutarem contra os Herdeiros, vampiros que se alimentam das Aranhas e querem exterminar todas elas de todos os universos. Só que os Herdeiros também vão atrás das Aranhas dos outros universos...

Tem o Superior, o Homem-Aranha que conhecemos, o Ultimate, o da série japonesa, o do desenho do Ultimate, o do desenho dos anos 60, o de seis braços, Aranha das hqs antigas, até o Aranha das tirinhas de jornal aparece. Há inúmeras versões de Aranhas, e não é só do Peter. Tem universo que tem Gwen-Aranha, May-Aranha, Ben-Aranha, algum clone do Peter que continuou o legado, etc. Há também outros tipos de Aranha, como Porco-Aranha, Macaco-Aranha, Punk-Aranha, Aranha que usa traje de robô, etc. É curioso ver como algumas ações mudam o rumo de tudo. Como o Peter é o Aranha principal, o foco nesse tipo de universo é maior, então vemos universos onde a história foi semelhante, mas, com um detalhe ou outro mudado, os acontecimentos levaram a rumos completamente diferentes.

Pra acompanhar a história é necessário ler todas as hqs do universo aracnídeo que façam parte da saga, o que dá umas 30 edições, considerando todos os títulos normais mais os títulos feitos especialmente pra saga. O título mesmo com o nome da saga só tem duas edições e te deixa mais perdido que tudo se não ler outras hqs. Mas, mesmo tendo que ler isso tudo, é uma boa história pros fãs, então acaba se tornando agradável, é algo que o fã mesmo tem vontade de ler. Durante as buscas, nas hqs vemos os universos paralelos. Durante os confrontes, nas hqs vemos o que estava acontecendo em outro lugar durante aquele tempo. E tudo se conecta mesmo, não é apenas um acréscimo na história, uma curiosidade, é um conteúdo importante, é como uma história que vai se dividindo em linhas e se unindo vez ou outra até se unir completamente. Muito melhor assim do que diversas sagas que andam lançando que você precisa ler até o que não quer pra entender tudo e mesmo assim fica confuso e ainda por cima há leituras que não fazem a menor diferença. Não é o caso de Universo Aranha. Tudo bem que nem tudo é realmente importante pro fim da história, mas esse é o objetivo da saga, mostrar diversas realidades de Aranha, mesmo que nem todos sejam importantes ou não apareçam pra grande batalha. E há motivos! É tudo explicado, tem todo um sentido. Esse Universo Aranha abriu portas pra novos personagens e novos universos a serem explorados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOBRE MIM

Minha foto
Formado em jornalismo e futuro escritor de livros. Criei um blog em 2008 por curiosidade para reunir o que achava de melhor na internet. Em 2010 criei outro blog para críticas de filmes e afins. Buscando apresentar uma identidade mais pessoal, em 2014 reformulei ambos. Hoje servem mais como meios de divulgação para matérias que publico em outros sites.