sábado, 6 de junho de 2015

Revendo "Coragem - O Cão Covarde"

~Publicado originalmente em redes sociais~


Hoje terminei de ver todos os epis de Coragem, O Cão Covarde

O desenho não tão infantil de 102 episódios (4 temporadas) que referencia os filmes de terror (Psicose, Exorcista, Poltergeist, entre outros filmes de aliens, zumbis, espíritos, etc) e a música clássica (apesar da trilha original, houveram músicas clássicas no meio, as vezes com algumas modificações). Comecei a ver ano passado e, aos poucos, fui conferindo epi por epi. Também conferi o piloto, que mostrava que a série seria mais "sombria" ainda (provavelmente o Cartoon não aprovou aquele nível mas deu liberdade pros criadores manterem a essência). A maioria dos epis são bons, outros nem tanto (em especial num certo período), mas, de forma geral, Coragem é um desenho de qualidade com um toque de terror. A cada episódio acompanhamos os acontecimentos sinistros que ocorrem geralmente em Lugar Nenhum com a inocente velhinha Muriel, seu marido resmungão Estácio e seu cachorro Coragem, que acaba tendo de salvar seus donos do perigo.

A cada epi também os sustos do Coragem variam, sendo os mais criativos e diversificados possíveis. Seja um grito gigante, o coração sair do corpo, os olhos pularem pra fora, a cabeça explodir, ficar apenas os ossos, outro Coragem gritar de dentro do Coragem, o corpo partir ao meio, etc. E, além dos três personagens principais, em meio a milhares de outros, temos personagens que fazem parte de outros epis, como o computador falante e irônico do Coragem, o médico que ora sabe de tudo ora sabe de nada, o general e seu soldado que vivem tentando matar um ao outro, o gato diabólico Katz, a mãe do Eustácio, a médium Shirley, entre outros.

Algumas frases memoráveis: "As coisas que faço por amor..." (Coragem), "Minha Nossa!" (Muriel), "Cachorro Idiota!" (Eustácio), "Grande Coisa!" (Eustácio) e "Cadê a minha Comida?" (Eustácio).

Há epis marcantes, como a dos bárbaros fantasmas da maldição do moinho, do zumbi que quer gravar um filme, do triste passado do Coragem, do demônio do colchão que possui a Muriel, da lula espacial que cai na Terra e tenta proteger seus filhos, da múmia que envia maldições esperando que devolvam sua pedra, da toupeira lobisomem, do porco da lanchonete que mais parece um assassino, do jacaré mágico que brinca com marionetes, do frango espacial (que até retorna em busca de vingança), do chapéu de ouro, da torre de um cientista louco, do boneco de neve, do clube da colcha que quer costurar a Muriel, da mulher que vive na poça negra, do Fred (que até deu origem a creepypasta), da sombra misteriosa, do espírito em forma de rosto que quer expulsar todos de casa, da máscara (que foi censurado), da árvore que realizada desejos, entre outros. E pra quem se pergunta o que aconteceria se alguns desses vilões se unissem, há um episódio que mostra isso, lá pro final do desenho.

Ainda espero que um dia façam um filme do Coragem no cinema... se for em live-action será assustador, o Cartoon provavelmente não aprovaria, mas em animação, assim como o desenho, é uma boa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOBRE MIM

Minha foto
Em 2008 criei um blog por experiência. Queria saber como era um blog. Inicialmente era apenas para reunir o que eu achava de legal pela internet. Dois anos depois, em 2010, criei meu blog com críticas de filmes, já que, embora eu não seja experiente nesse ramo, gosto de ver filmes, de entendê-los e tal. Em 2014 vieram as mudanças. O blog que reunia o melhor da internet virou um blog de matérias e histórias que eu mesmo escrevo. O blog que continha críticas de filmes, séries, curtas, shows, etc, agora são apenas filmes e séries devido a enorme demanda de conteúdo. Os modos de escrita também estão mudando para melhor. Fiquem ligados para novidades.